Conduza sua carreira com sucesso – Nilton Vieira

conduzaO que você vai ser quando crescer? Esta talvez seja uma das perguntas mais comuns de nossa infância. A preocupação maior de nossos pais na maioria das vezes é se seremos bem sucedidos na profissão que escolhermos. Uma boa carreira é aquela que ofereça melhores condições financeiras e maior status social. Será?

Ter uma vida boa em nossa cultura é ter sucesso financeiro, mas não são somente nossos pais que nos influenciam, as normas sociais que se manifestam na cultura popular também nos contaminam, somos todos filhos do nosso tempo e influenciados por ele. Somos motivados profissionalmente a nos concentrarmos mais nos motivadores extrínsecos do que nos motivadores intrínsecos.

Quando somos guiados por valores intrínsecos encontramos significado no que realizamos, isso é maior do que qualquer recompensa financeira, pois o dinheiro não torna as pessoas mais felizes e mais realizadas profissionalmente.

Ser bem sucedido acumulado conquistas não nos garante a satisfação de termos realizado algo significativo ao contrário pode nos jogar em uma sensação de vazio existencial se estas conquistas não estiverem alinhadas com nossos valores pessoais.

Sucesso pode significar coisas diferentes para diferentes pessoas por isso é necessário você criar sua própria definição de sucesso e não se deixar influenciar por definições estabelecidas por terceiros.

Não se deixe influenciar por forças externas na hora da escolha profissional, seja por amigos, parentes ou pessoas próximas, alguns vão torcer o nariz para suas decisões.

Cada um de nós tem suas próprias habilidades e qualidades, temos historias de vida diferentes, pontos fortes e fracos, paixões e ansiedades que nos são singulares. Portanto não é lógico que o caminho ideal seja um pouco diferente para cada um de nós?

Ao fazer uma escolha profissional leve em consideração seus pontos fortes, identifique seus pontos fracos, defina para você mesmo o que você gosta de realizar, quais são suas paixões e tenha uma noção clara de sua identidade, de quem você realmente é.

Muitos já escolheram seus próprios caminhos e foram bem sucedidos, talvez você conheça alguém assim, pessoas que optaram por carreiras que fogem dos conceitos do que esteja na moda ou em alta no mercado de trabalho mas que tinha tudo a ver com elas e seus valores

O que você realmente deseja?

Para que você possa seguir sua própria convicção é preciso antes de qualquer coisa conhecer-se melhor, entender quais são suas habilidades, saber de fato quem você é o que realmente deseja. Este é o primeiro passo para elaborar estratégias que irão conduzir sua vida e sua carreira aumentando assim as chances de alcançar seu próprio potencial.

Pensando em uma profissão ou carreira profissional, responda esta pergunta.

O que você faria se não levasse a questão financeira em consideração? Se dinheiro não fosse problema para você. O que faria nessas condições?