Onde colocamos nossa energia? Em ideias ou em pessoas? – Alberto Lira

pessoasExistem vários fatores que nos levam a atingir grandes resultados e assim tornarmos bem sucedidos em nossos negócios. Atribuímos que um bom planejamento pode minimizar os riscos numa tomada de decisão e que a escolha de bons parceiros tem o poder de revitalizar nosso portfólio e ampliar nosso leque de ofertas.

As dicas acima terão maior êxito quando realizadas por pessoas que colocam o foco no negócio em si e no desenvolvimento das estratégias necessárias para objetivo traçado.

Em uma organização estruturada este processo se torna mais simples, devido seus profissionais possuírem competências que possibilitam atingir estes objetivos de uma forma natural e com poucas interrupções no âmbito pessoal, ou seja, não permitem que os problemas do cotidiano sabotem ou impeçam a realização das metas traçadas.

O que acontece na maioria das empresas que não chegam a dois anos de existência?

Algumas pessoas normalmente esquecem-se das estratégias de negócios e passam boa parte do seu tempo falando de pessoas: do primo, do cônjuge, do cunhado, da festa que foram do vestido que usaram dos cabelos grisalhos, da barriga de fora, etc. Ao invés de comentarem as idéias o foco passa a ser as pessoas.

Quando isto ocorre constantemente, o foco passa a ser nas pessoas e em seus comportamentos, ou naquilo que elas possuem ou deixam de ter. Você viu o carro novo de fulano? Nossa! Como ele foi capaz de? E a esposa do? E o filho de? Nossa de novo atrasado!

Pessoas de sucesso falam de idéias e de como implementá-las e assim conquistam melhores patamares em suas vidas.

Fracassados passam boa parte do tempo falando de outras pessoas e de seus comportamentos.

Mas este ainda não é o pior cenário. A situação complica ainda mais, quando atribuem que não são felizes por conta do outro.

Quando atribuímos nossa felicidade e a realização de nossos objetivos a terceiros, deixamos claro que não estamos no controle de nossas vidas.

Assumir o controle de nossas vidas significa não mais permitir que ela esteja em piloto automático. E quando isto ocorre percebemos que estamos na rota das soluções e não em possíveis colisões, reforçando nossa responsabilidade diante a jornada a ser percorrida, gerando maior energia e foco.

Entendo que nossa jornada será mais leve ao lado de pessoas alinhadas em pró do mesmo objetivo e que a participação efetiva complementa as forças, transformando em energia na busca de resultados mais satisfatórios.

Entretanto o foco tem que estar bem alinhado.

Pense nas pessoas de sucesso que você conhece. Aonde será que investem a maior parte de seu tempo?

Em idéias ou em pessoas?

Pense em seu comportamento atual e você será capaz de prever o futuro que lhe espera.

Entenda também a necessidade humana do valor contribuição, pois quando contribuímos com o próximo geramos uma neuroquímica positiva em nosso corpo, pela simples satisfação do dar, por dar, sem exigir nada em troca.

E as pessoas de sucesso entendem muito bem isso, pois continuam contribuindo com o meio e ao mesmo tempo não permitindo que parte do meio sabotem suas conquistas.