Revista Fortune publica resultado de pesquisa com executivos que passaram pelo processo de Coaching

revistaNo Mundo Corporativo estamos acostumados ao surgimento de modismos, empacotados por nomes bonitos e imponentes, mas que muitas vezes não passam de “um jeito novo de dizer coisas antigas”, aumentando nossa desconfiança em relação às novidades sérias que surgem no mercado.

É por isso que, antes de falar sobre o que ele significa, é preciso enfatizar que Coaching não é apenas um modismo, mas uma poderosa ferramenta de desenvolvimento de liderança, e quando utilizado com profissionalismo e seriedade traz enormes benefícios, tanto para as pessoas como para as empresas. Através do Coaching, as pessoas aprofundam seu aprendizado, melhoram seu desempenho e conquistam mais qualidade de vida, por isso, o Coaching é recomendado, dentre outras possibilidades, nas seguintes situações:

Líderes em situação de ampliação ou mudança de responsabilidades;
Profissionais com dificuldades específicas;
Processos de mudança organizacional;
Qualidade dos relacionamentos interpessoais;
Questões de eficiência, equilíbrio, produtividade e qualidade de vida;
Desenvolvimento de competências organizacionais;
Alinhamento de metas entre profissional e organização;
Desenvolvimento de habilidades e comportamentos;
Inteligência emocional e Inteligência Espiritual;
Formação de equipes de alto desempenho;
Aumento de eficácia na Liderança;
Geração de maior senso de responsabilidade por sua própria vida e pela vida dos outros.

Atualmente, muitas organizações nacionais e multinacionais contratam este serviço para apoiar no desenvolvimento de seus gestores, principalmente no que se refere a habilidades de liderança, já que o Coaching Executivo:

Auxilia as pessoas a aprimorarem seus comportamentos para maior eficiência na conquista de resultados concretos;
Apóia no desenvolvimento de competências como: Comunicação, Assertividade, Inteligência Emocional, Resiliência, Resolução de Conflitos, Delegação, Criatividade, e muitas outras;
Ajuda o profissional a reorientar suas atitudes, para que estejam alinhadas aos seus talentos, preferências, objetivos, valores e missão de vida, visando um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
Refina a capacidade de liderança dos gestores, ajudando-os a tornarem-se líderes-coach, e assim formarem equipes de alto desempenho;
Ajuda o profissional a ser mais eficaz em sua posição atual e o prepara para futuras promoções.

Pesquisas efetuadas com profissionais que passaram pelo processo de Coaching Executivo mostram os seguintes benefícios:

Trabalho em equipe (67%)
Relacionamento com pares (63%)
Satisfação no trabalho (61%)
Aumento de produtividade dos executivos (53%)
Redução de conflitos (52%)
Qualidade (48%)
Organização (48%)
Comprometimento com a organização (44%)
Atendimento ao cliente (39%)
Retenção dos executivos (32%)
Redução de custos (23%)

A Revista Fortune publicou recentemente o resultado de uma pesquisa feita com executivos que passaram pelo processo de Coaching, que classificam o retorno quantitativo em seis vezes o valor investido, apontando as seguintes melhorias como principais:

Melhor relacionamento com seus subordinados: 77%
Melhor relacionamento com seu superior: 71%
Melhor relacionamento com seus pares: 63%
Aumento do nível de satisfação com o trabalho: 61%
Aumento de comprometimento com a organização: 44%

Outro estudo publicado no Public Personnel Management Journal concluiu que os profissionais que apenas participaram de determinado treinamento gerencial aumentaram em 22,4% sua produtividade, enquanto os que passaram pelo processo de coaching, após esse mesmo treinamento, aumentaram sua produtividade em 88%.
Como não existe uma palavra em português que reflita o significado de Coaching, o mercado adotou os termos em inglês como oficiais, sendo que Coachingrepresenta o processo em si, Coacho profissional que aplica o processo de Coaching, e Coacheeo profissional que participa do processo como cliente.
Coaching é um processo que ajuda as pessoas a se desenvolverem e chegarem a lugares onde sozinhas não conseguiriam. E por ter esta natureza, o Coaching não é algo que acontece às pessoas, mas através das pessoas.

Como seres humanos, temos a tendência de nos comparar com as pessoas que estão ao nosso redor ao invés de olharmos para aquilo que realmente poderíamos ser. Existe ainda uma predisposição natural de que o cérebro humano continue a fazer aquilo para o qual está neurologicamente programado e acostumado, limitando-nos e impedindo-nos de chegar aonde nosso potencial poderia nos levar. Durante um processo de coaching as pessoas são conduzidas a enxergar o seu verdadeiro potencial para então compará-lo com seu desempenho atual, desenvolvendo um plano específico para atingi-lo. É por isso que o Coaching é imprescindível na vida de um líder que persegue a excelência, para si e para seus liderados, e que deseja maximizar o desempenho de sua equipe.

No mundo dos esportes, por exemplo, é praticamente impossível pensar em uma equipe ou atleta de sucesso sem relacioná-lo ao seu técnico ou treinador. Basta pensar no Guga que naturalmente o associamos ao Larri Passos, e a seleção masculina de vôlei ao Bernardinho. Será que a equipe do São Paulo Futebol Clube teria conseguido seus títulos mundiais sem Telê Santana? Os próprios atletas reconhecem publicamente que o sucesso alcançado nestes esportes, seja individual ou coletivo, somente se tornou possível devido à atuação e influência destes coaches em sua vida profissional e pessoal.

A verdade é que um profissional dificilmente maximizará seu potencial sem informações vindas de fora, porém, quanto mais este profissional cresce na estrutura organizacional e em responsabilidade, mais solitário ela fica, aumentando, dessa maneira, a necessidade de alguém que o ajude a refletir sobre sua atuação e seu desempenho. Sem a ajuda de um coach, a auto-suficiência, o tempo, a idade e a experiência tendem a deixar o profissional se movendo em uma areia movediça, fazendo as mesmas coisas, do mesmo jeito, a espera dos mesmos resultados, impedindo-o de tornar-se o profissional que poderia ser.

Podemos observar que uma das principais características dos grandes líderes é a avidez pelo aprendizado, que pressupõe a atitude de submeter-se a instrução de outras pessoas, ainda que estas pessoas não sejam melhores que eles naquilo que fazem. Larri Passos, por exemplo, nunca jogou tênis tão bem quanto o Guga; Bernardinho foi um bom jogador de vôlei, mas nunca foi melhor que seus atletas. É por isso que o coach se torna um precioso aliado em nossa caminhada, não pelo que ele pode saber, mas por aquilo que ele nos faz enxergar em nós mesmos, empenhando-se para ajudar-nos a diminuir a distância entre o nosso potencial e o nosso desempenho.

O desenvolvimento do processo de Coaching Executivo se dá por meio de sessões individuais, semanais, presenciais ou telefônicas, que ocorrerão sem interrupções, com duração aproximada de uma hora. Para cada competência ou comportamento a ser trabalhado, o número médio de reuniões fica entre oito e treze. As duas primeiras sessões são dedicadas ao levantamento de informações e expectativas do coachee.
Resumidamente, isso é Coaching Executivo: um dos mais valiosos recursos para aqueles que buscam excelência naquilo que fazem. Não se esqueça: Ninguém muda ninguém, mas ninguém muda sozinho.

Fonte