O que é Coaching?

coachingÉ muito importante saber o que o Coaching pode ou não fazer por você, sua liderança, seus liderados e sua empresa, por isso, algumas verdades e mitos sobre este assunto:

Coaching não é aconselhamento.Apesar da tendência que os seres humanos têm de dar e receber conselhos por entenderem que a melhor maneira de resolver uma situação é dizendo aos outros o que fazer, o objetivo principal do Coaching não é aconselhar, mas gerar aprendizado e facilitar o desenvolvimento de habilidades nas pessoas.

Coaching não é psicoterapia: Apesar de contarmos com muitos psicólogos atuando como coaches, o Coaching não pode ser confundido com terapia porque trabalha com o desenvolvimento de competências comportamentais que nos levem a atingir metas e objetivos futuros, enquanto a psicoterapia trabalha com resolução de traumas e dores do passado. São coisas totalmente diferentes.

Coaching não é solução para ajustar comportamentos problemáticos: O objetivo do Coaching não é consertar comportamentos ou mudar as pessoas, mas ajudá-las a expandir seu leque de opções e respostas diante das situações, aumentando assim suas chances de sucesso, porque, sem que haja esta expansão, temos a tendência de repetir o que já sabemos, mesmo quando as situações exigem que tenhamos atitudes e comportamentos diferentes.

Coaching não é avaliação de desempenho: O papel do coach não é de avaliar o desempenho das pessoas e apenas indicar o que precisa ser melhorado; seu papel é de identificar competências a serem desenvolvidas para que as pessoas alcancem excelência naquilo que fazem, apoiando-as e dirigindo-as neste processo.

Coaching não é bate-papo: Lembre-se de que Coaching não é algo que acontece às pessoas, mas através das pessoas, e para que algo aconteça por meio de alguém, é preciso que esse alguém tenha um profundo compromisso com aquilo que deseja e participe ativamente do processo, portanto, apesar do coach ter um importante papel neste processo, o maior responsável pelos resultados é o próprio coachee, através de seu empenho no cumprimento do plano de ação.

Coaching interno não funciona: O processo de Coaching deve ser conduzido por um profissional especialmente contratado para este fim, já que líderes que ocupam posições mais estratégicas dentro da organização, como empresários, executivos, diretores e gerentes, se sentiriam mais confortáveis em conversar e receber feedback de um profissional alheio ao contexto da organização; alguém com quem sua relação seja estritamente profissional. Estes líderes buscam um interlocutor que os possa apoiar em questões difíceis de compartilhar com as pessoas à sua volta, sejam elas superiores ou pares; para eles, ter um coach com quem convivem diariamente seria um fator inibidor que certamente afetaria os resultados do processo.

Fonte