Liderando uma equipe de alta performance – Nilton Vieira

liderandoCreio que o sonho de todo gerente é ter uma equipe de alta performance que busque e alcance os resultados estabelecidos pelas metas propostas. Alcançar os resultados e superá-los é o sonho de todos, afinal de contas dependemos dos resultados para sobrevivermos no mercado. Somos valorizados por aquilo que entregamos e quanto melhor e específica for nossa entrega maior será nosso sucesso e valor para o mercado.

Logo, ter uma alta performance é o desejo de todos que querem se destacar no campo profissional, mas como fazer isso? O que um gerente ou um gestor precisa fazer para que os membros de sua equipe sejam profissionais de alta performance? Vamos fazer algumas considerações abaixo.

1. Estimule seu colaborador a buscar alternativas.

Alguém já disse que a melhor resposta está em uma boa pergunta. O que isso significa? Significa que você como gerente deve ajudar seu colaborador a aprender em vez de querer ensiná-lo.

Aqui está o diferencial, estimule o seu colaborador a aprender a partir dele, estimule-o a buscar alternativas, a refletir sobre outras possibilidades de solução do suposto problema. Resista a tentação de dizer para ele o que precisa ser feito e como, se você ficar o tempo todo ensinando ele nunca vai aprender, isso é um paradoxo. Não é se ensinado que se aprende, mas sim fazendo. Você já ouviu aquela afirmação que diz que o bom combatente se forma no campo de batalha? Deixe seu colaborar encontrar a solução por ele mesmo, dê a ele a oportunidade de aprender por si só.

Em nossa cultura organizacional estamos acostumados a dizer para o outro o que ele precisa fazer, achamos que ser um gerente é ensinar para o outro tudo o que sabemos, que o nosso saber é melhor que o dele, que o nosso método é superior, somos o professor e ele o aluno. Isso gera na equipe uma profunda dependência de sua liderança e consequentemente a falta de autonomia e confiança pessoal. Isso infantiliza o time.

2. Conheça o melhor de cada membro da sua equipe.

Para que uma equipe seja definida como de alta performance é preciso que seu líder saiba tirar o melhor de cada um de seus membros, para que isso aconteça ele precisa conhecer o potencial de cada um deles. Como diz John Whitmore “A menos que o gerente acredite que as pessoas possuam uma capacidade maior do que costumeiramente expressam, ele não será capaz de ajuda-las a expressar isso.” Isso significa que um gerente que quer ter uma equipe de alta performance precisa olhar para seus colaboradores focando no potencial e não na performance.
O foco deve estar no potencial, isto é no que ele pode vir a produzir, não no que ele está produzindo.
Mas você pode estar se perguntado: o que é potencial? Potencial é tudo aquilo que você pode ser mais ainda não é, pode realizar mais ainda não realizou, são seus recursos que ainda não foram utilizados. O princípio do potencial está presente em todo ser vivo. Em uma semente existe o potencial de uma arvore ou uma floresta. O que você vê não é toda realidade, o ser humano é como um iceberg, o que emerge e pode ser visto é apenas a ponta o seu verdadeiro poder está submerso. Se você como líder olhar para seu time como pessoas que possuem muito mais recursos do que estão apresentando e fazê-los acreditar nisso, sua equipe vai performar muita acima do esperado. A fé é uma das forças mais poderosas que existem. Fé significa certeza naquilo que não se vê como os olhos físicos, é convicção de que o melhor ainda está por vir. Para conseguirmos o melhor das pessoas, temos que acreditar que o melhor ainda está por vir. Somos uma fonte infinita de possibilidades, pessoas comuns podem fazer coisas extraordinárias quando precisam, é preciso acreditar nisso, só assim podemos ir mais longe do que já fomos. Por isso podemos afirmar que a crença do líder sobre a capacidade do time que lidera tem impacto direto sobre o aumento de performance do mesmo. Você acredita no potencial da sua equipe?