Construindo uma carreira de sucesso – Nilton Viera

carreira_niltonSer bem sucedido profissionalmente é o sonho de todos nós, mas mais do que ter sucesso, manter-se no topo é o grande desafio. Quantos que não alcançaram o sucesso e logo o perderam por não terem estratégias adequadas para se manterem lá.

O sucesso não acontece por acaso, isso já sabemos, logo conhecer estratégias e executá-las torna-se fundamental para todos nós.

Vamos refletir abaixo sobre alguns elementos que fazem parte de uma carreira de sucesso, todos os grandes realizadores, os que realmente tiveram maior importância na história da humanidade, que fizeram suas contribuições para que as coisas acontecessem apresentaram estas características.

Visão clara de onde se quer chegar.

Como já disse o filósofo estoico Sênica: “para o marinheiro que não sabe para onde quer navegar qualquer vento lhe serve”. Uma visão clara do teu amanhã lhe dá motivação para planejar sua jornada no presente.

A visão vai nos mostrar ONDE queremos chegar.

Uma das razões pelas quais somos convidados a sair da nossa zona de conforto chama-se necessidade. Nossas necessidades nos obrigam a fazermos algo a respeito da situação, não dá para continuar do mesmo jeito.

Uma vez que reconhecemos que temos uma necessidade, nosso próximo passo é verificarmos as possibilidades da mudança. Quem não estuda as possibilidades de mudanças fica preso na dor do presente como vítima da situação.

Planejamento adequado.

Se na visão definimos ONDE queremos chegar, no planejamento definimos o COMO devemos agir para alcançar nosso objetivo.

Quando pensamos no COMO, estamos nos referindo a estratégia que será adotada. Por detrás de todo planejamento existe a disciplina, ela vai definir o preço que teremos de pagar para transformar nossa visão em realidade. A disciplina é a força necessária para não perdermos o foco, mantendo-nos na rota planejada. A disciplina se alimenta da decisão e da dedicação.

Decisão é: Cortar com tudo que não esteja alinhado com o propósito estabelecido.

Dedicação é: Não desistir diante dos obstáculos, dos fatos difíceis, é fazer o necessário para que as coisas aconteçam.

No planejamento vamos definir quais serão os recursos que iremos precisar para fazer a caminhada.

Paixão pelo objetivo.

Talvez está seja a grande diferença entre os que conquistam seus objetivos e os que fracassam.

Paixão tem sua raiz na palavra grega “PATHOS”, aquilo que nos toma. Da palavra “pathos” deriva-se as palavras paixão e patologia; uma nos toma de forma prazerosa a outra nos toma de forma dolorida.

A paixão é uma força que nos arrebata, é fogo, é desejo, força de convicção, impulso que sustenta a disciplina para realizar a visão.

Na paixão não medimos esforços para alcançar o que pretendemos, nada se torna impossível. Pessoas apaixonadas pelo que fazem vão além, superam seus pares em termos de realizações.

Propósito.

Ter um propósito um PARA QUE faz toda a diferença e está diretamente relacionado a nossa missão. A missão tem a ver com o propósito e vice-versa e vai responder a questão sobre o que isso vai produzir.

Uma missão nobre deve contribuir para o bem estar de outros, deve estar diretamente ligada a uma razão maior, um legado, deve ir além do tempo de seu autor, deve se perpetuar na história da humanidade contribuindo para um mundo melhor para todos.

Na figura abaixo encontramos a correlação entre os elementos envolvidos em uma carreira de sucesso, o ser total, mente, corpo e emoções. Nossa mente executa seus planos através do nosso corpo, que é motivado pelas paixões em direção a algo maior que nós mesmos, a partir daí entramos na dimensão do espiritual.

artigo_carreira1Consciência está diretamente relacionada com valores. Quando vivemos por nossos valores ficamos com a consciência tranquila, sentimos paz de espírito, que é aquele sentimento de estar fazendo a coisa certa.

Os melhores líderes operam com base nestas primícias, não vivem para si mesmos mas por uma causa maior, esta é a essência da espiritualidade. Querem contribuir para a construção de um mundo melhor onde todos se beneficiam, contribuindo assim para o famoso ganha & ganha onde não há perdedores.

Mas para que tudo isso aconteça de forma prazerosa é preciso que estejam usando seus dons e talentos na potencialidade máxima.

Pessoas bem sucedidas profissionalmente alinham suas profissões aos seus dons e talentos naturais e reconhecem que os mesmos são uma dádiva de Deus. Conhecem seus pontos fortes e trabalham no seu desenvolvimento com afinco dando o melhor de si mesmos.